domingo, 8 de janeiro de 2012


Navio cargueiro se parte em dois na Nova Zelândia

Os dois pedaços do 'Rena' se afastaram entre 20 e 30 metros um do outro depois de terem sido atingidos por ondas de seis metros de altura

O navio cargueiro Rena, encalhado em um coral na Nova Zelândia, se partiu em dois devido a uma forte tempestade
O navio cargueiro Rena, encalhado em um coral na Nova Zelândia, se partiu em dois devido a uma forte tempestade(AFP/ Maritme New Zeland / LOC )
Um navio cargueiro encalhado há três meses em um coral da Nova Zelândia se partiu em dois devido a uma forte tempestade, na noite deste sábado, aumentando os temores de uma contaminação petroleira, anunciaram neste domingo as autoridades marítimas.

Onde aconteceu

O 'Rena' encalhou no dia 5 de outubro no coral de Astrolabe (norte), perto do porto de Tauranga.
Os dois pedaços do 'Rena' se afastaram entre 20 e 30 metros um do outro depois de terem sido atingidos por ondas de seis metros de altura, indicou o responsável pelas operações dos serviços marítimos do país, Alex van Wijngaarden.
Esta fonte informou que os serviços competentes foram ativados para recuperar o resto do petróleo contido no barco e reparar qualquer dano que possa afetar o meio ambiente. "Não se sabe exatamente a quantidade de petróleo que pode vazar, mas as equipes já foram mobilizadas", indicou.
Segundo o ministro de Meio Ambiente, Nick Smith, os vazamentos de combustível não serão tão grandes como quando ocorreu o acidente com o 'Rena'. "Na pior das hipóteses, serão dezenas de toneladas de petróleo, em vez de centenas de tolenadas que (na época) podem ter vazado", afirmou.
Até 300 contêineres, dos 800 que permaneciam a bordo, foram lançados ao mar, e as autoridades ampliaram a zona proibida à navegação ao redor do 'Rena' para evitar qualquer colisão com embarcações mais leves.
O 'Rena' encalhou no dia 5 de outubro no coral de Astrolabe (norte).

Nenhum comentário: